02 maio 2007

História do Grupo

Decorria o ano de 1967 quando, em 29 de Outubro, na castiça Vila de Azambuja, surgiu um grupo de forcados, a que se deu o nome de Grupo de Forcados Amadores de Azambuja.Os fundadores deste grupo foram então, Pedro Andrade, Afonso Guerra, José António Félix, João Alvez, Fernando Líbano, Isaac Lopes, Carlos Azevedo e Fernando Barreto, este último que foi o Cabo do Grupo. De referir também o incondicional apoio do aficionado César Fernandes que muito contribuiu para este grupo durante anos e anos.
Os primeiros fardamentos do grupo foram, em 1967, alugados, tendo sido essa despesa paga pela Associação de Bombeiros Voluntários de Azambuja, e, foi só em 1968 que este grupo de forcados adquiriu os seus primeiros fardamentos, tendo feito nesse mesmo ano 12 novilhadas.Em 1971 passa José António Félix a cabo do grupo, em virtude de Fernando Barreto ter sido destacado para a guerra do Ultramar.Em 1976, com uma votação efecuada dentro do grupo, foi eleito a cabo Francisco Vassalo, elemento que fazia parte deste grupo de forcados desde 1970.É a partir desta altura que o grupo é levado às primeiras praças do país, bem como a muitas corridas em Espanha e algumas também em França.Como registo de nota, em 27 de Agosto de 1977, em Salvaterra de Magos, num mano a mano entre o saudoso José Mestre Batista e José João Zoio, o grupo de Azambuja juntamente com o de Coruche, pegam, cada um, um toiro em pontas, da ganadaria de Pinto Barreiros, facto este que mereceu a prisão preventiva dos cabos.Nesta época, Azambuja ainda não possuía praça de toiros, mas o grupo de Azambuja já era convidado a participar noutras praças ao lado de outros grupos de forcados.Em 1986, no final da temporada, Carlos Leonardo, forcado feito em Azambuja, passa a cabo do grupo, posto que ocupa até 1996, altura em que passa a cabo Pedro Nuncío, mantendo-se até ao ano de 2000.Em 2001 surge Luís Silva como cabo do grupo, que se mantém até ao final do ano de 2002.No ano de 2003 o grupo é orientado pelo forcado José Quitério, até que em 2004 Joaquim Carvalho passa a cabo, lugar este que ocupa até 2006.Em 2006, por votação, é chamado a tomar conta do grupo, como, cabo, Fernando Coração, que está neste momento a tentar levar o grupo a ocupar o lugar de destaque que já teve noutros tempos e que muito potencial apresenta neste momento para isso.É de referir que neste ano de 2007, se assinalam os 40 anos do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, que, ao longo de quatro décadas se manteve sempre no activo.

6 comentários:

Redação disse...

Durante os últimos tempos tenho tido o prazer de acompanhar mais de perto o GFA de Azambuja.
Creio que estão de Parabéns pelo trabalho que estão a realizar e pelo espirito de grupo que o Fernando está a incutir. Só assim pode funcionar... para ser um grupo de forcados, é condição essencial que sejam unidos, que sejam amigos e que lutem todos pela mesma causa.
Força rapaziada... têm todo o meu apoio, não só por serem o Grupo da minha terra, mas acima de tudo porque vejo que estão com vontade de triunfar!
Suerte!!!

ourico disse...

vejo por este meio espressar a minha profunda indignação no que diz respeito a este grupo de pessoas que se intitula grupo de forcados pois a unica coisa correta nonome é a parte onde diz amadores pois não passam mesmo de mediucres. São mesmo uma autentica vergonha para a terra e para a festa em si . O que foi e o que é o grupo hoje em dia não tem comparação possivel mesmo .
Um concelho que devia ser levado a serio e falo em particular para o cabo do grupo : Aprenda alguma coisa sobre touros é que nao e so a ver corridas que se aprende, ser cabo não é igual a cozer meias e uma coisa muito seria , que de facto não se passa com este grupo que quer os que tam em praça para pegar como os elementos relativos ao grupo que por alguma razão se encontram nas bancadas nao sabem sequer comportar se com dignidade.... A solução para voltar aos velhos e gloriosos tempo será arranjarem um cabo em condições ou em ultimo cao acabarem com o grupo pois nao dignifica em nada a terra que representam.....

Unknown disse...

Ao meu grupo de sempre quero expressar o meu sincero apoio e dizer-vos que não se deixem ir abaixo por alguns comentários menos conseguidos.
De certo os comentários são proferidos por pessoas que não conhecem a realidade actual do grupo, porque se conhecessem o que se passa não bocejavam tais comentários.
A maioria dos comentários negativos
são de pessoas que jamais saberão o que é estar em frente a um opositor tão imponente como é um toiro bravo... são os chamados toureiros de bancada.
Por isso e porque vocês têm valor para tal vamos levantar a cabeça e voltar a colocar o grupo no patamar a que ele pertence, no topo bem lá em cima. Não se esqueçam deste lema que sempre foi um lema que me acompanhou enquanto eu vesti a jaqueta do GFA de Azambuja, "SORRINDO às DIFICULDADES"
A todos um bem haja!
Ah, e já me esquecia, a todos aqueles que têm apoiado o grupo sem com isso quererem o seu reconhecimento, muito obrigado.

Flávio Ouro disse...

entao eu tambem venho por este meio expressar a minha opiniao pois estou no principio da minha formaçao como forcado de um grande grupo..i mando ja a minha primeira varada pra exe tal ourico ke nem seker a coragem tem de preencher o seu perfil...ora bem pelo ke li so tenhu a dizer ke exes comentarios nao paxam de uma simples pessoa ke nao sabe o ke eh vestir e honrar uma jaqueta como a que nos honramos pelo grupo de azambuja...gostava tambm que soubexe que o nosso cabo como pexoa,como forcado e como cabo eh uma das melhores pessoas ke ja conheci e ke o grupo e os "amigos do grupo" coisa que voce nka podera ter exe privilegio,o adoram pois tem feito um excelente trabalho e tem mt valor para nos forcados!!! kria tambem dizer lhe que me esforxo e tenhu muito krer para em praça merecer a jaqueta ke visto se a quiser vestir e saltar da bancada e tar nos 8...diga!!! coisa que eu duvido que tenha coragem dignidade e valor pra vestir a jaqueta do GRUPO FORCADOS AMADORES DE AZAMBUJA!!!! ass:FLAVIO OURO

SIM disse...

Olá AMIGOS!!
Desde já gostava que soubessem que vos admiro a todos pela coragem que têm em enfrentar tão imponete animal,como é o toiro.Um ganda bem haja a todos vocês.E sempre que precisarem de alguma coisa podem contar com o meu apoio,estarei sempre ao vosso lado...
para todos juntos,levarmos o nome da nossa Terra bem longe.Força rapaziada não se deixem levar por comentários de pessoas que não têm o minimo de cultura e respeito, que apenas sabem criticar,mas se possivel for não se dignam a acompanhar-vos para fora da terra.Continuem assim dignos de vestirem as vossa jaquetas e a honrar o nome da nossa querida vila,como vocês o sabem fazer.
Parabéns,Fernando pelo nobre trabalho que tens feito com os nossos rapazes!!
Muita "suerte"para as corridas que se aproximam!!!

Unknown disse...

Então é assim pessoal...
Não sou muito aficionada mas , como ribatejana respeito e admiro a coragem de todos os q se conseguem por a frente daquele bicho imponente . Que eu carrego sempre a tiracolo pois calhou-me como signo lol
Mas de qualquer forma lastimo ler aqui que chamem a alguem que se aventura a tamanha destreza de mediocres . Não sendo da terra só tenho a dizer que não é com essas pseudo-criticas que se levanta a MORAL seja de quem for . Por isso toca a ARRIBAR e a continuar com o GRUPO.
Tenho alguem aqui em casa que ja vos PERTENCEU e que vos tece grandes ELOGIOS dai a minha força.
Se virem com atenção o meu blog descobrem uma foto dele ;)...
Ex-forcado ARRUDA :)