15 maio 2007

Divulgação (Corrida 27/05/2007)

Integrada na Centenária Feira de Maio do Municipio de Azambuja, irá haver uma corrida domingo dia 27 de Maio pelas 17 horas na Praça de Toiros de Azambuja. Estarão em praça os Cavaleiros: Manuel Jorge de Oliveira, João Salgueiro e Luis Rouxinol, e o Novilheiro Praticante: Paulo Sergio.
As pegas estão a cargo dos Grupos de Forcados de Vila Franca de Xira e Azambuja. Serão lidados 6 Toiros e 1 Novilho da Ganadaria Engº Jorge de Carvalho.





...
...
Não faltes, apoia a Festa Brava e o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja!!!

Novilhada 12/05/2007

Integrada no Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, realizou-se no dia 12/05/2007 uma novilhada com cartel desigual entre toiros e cavaleiros, sendo que os primeiros se vieram a revelar superiores aos segundos nesta tarde.
O primeiro toiro que nos coube em sorte, que se veio a revelar o pior da tarde, tanto na lide como para a pega, com peso e idade, com defeito de um piton que quase encostava ao próprio nariz, foi destinado ao forcado Duarte Cordeiro a quem coube a responsabilidade de o tentar pegar. Após duas tentativas em que a força dos derrotes e a tardia ajuda dos restantes elementos, levaram a que fossemos tentar a cernelha, com um esforço em vão, no entanto, respeitando sempre o director de corrida.
O segundo da tarde foi bom, com investida e trapio, com peso regular e boa cara, que veio a resultar numa boa pega do forcado Marco Santos, decidido, bom cite, boa recepção e garra para aguentar os derrotes durante a viagem. O restante grupo esteve a fechar muito bem no que veio a resultar a consumação da pega.
Fernando Coração

07 maio 2007

Divulgação (Novilhada 12/05/2007)

Integrada no IX Mês da Cultura Tauromáquica do Municipio de Azambuja, irá haver uma novilhada sábado dia 12 de Maio pelas 17 horas na Praça de Toiros de Azambuja.
Estarão em praça os Cavaleiros Praticantes: Ana Rita, Tiago Martins e Paulo de Azambuja, e os Novilheiros Praticantes: Gonçalo Montoya, Duarte Martins, Victor Gonzalez Fuentes e Wilson Chamaco.
As pegas estão a cargo dos Grupos de Forcados de Azambuja e Alenquer.
Serão lidados 7 Novilhos da Ganadaria Engº Jorge de Carvalho.

Não faltes, apoia a Festa Brava e o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja!!!

Treino em São Marcos do Campo

No dia 29/04/2007 o GFA de Azambuja foi efectuar mais um treino em S. Marcos do Campo, onde fomos muito bem recebidos, na mítica casa onde nasceu o cavaleiro José Mestre Batista.
O treino em si foi excelente, com novilhas muito bem apresentadas e com força de rins, cara com pau e entrando muito puras no forcado.
De salientar é também a seriedade com que grupo esteve ao longo de todo o treino.
No final do treino houve tempo para confraternizar e dialogar um pouco sobre aquilo que mais mexe connosco… os Toiros!
Fernando Coração

Treino em Azambuja

No dia 15/04/2007 realizamos mais um treino na praça de toiros em Azambuja.
Frente a algumas novilhas da ganadaria de Engº Jorge de Carvalho, o grupo manifestou estar cada vez mais confiante e unido para enfrentar a temporada que tão perto se avizinha.

Treino em Santo Estevão

Foi no dia 14/04/2007 em Stº Estevão, na Herdade de José Pontes Dias que efectuamos mais um treino, gentilmente oferecido pelo Ganadero.
As 4 vacas apresentadas exigiam muita perfeição dos forcados, tanto cara como ajudas. O Grupo respondeu muito bem a esta exigência onde sobressaíram os forcados da cara conseguindo entender bem o gado.
Fernando Coração

Procissão dos Passos 01/04/07

Voltando ao antigamente, este ano o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja transportou um dos andores na procissão dos passos, desta forma vimos assim voltar a cena uma tradição antiga.
...
FOTOS: Estúdios Foto Marques

Apontamento Taurino em Azambuja

Inserido nos festejos do 18º aniversário da Associação Cultural "A Poisada do Campino" em Azambuja, no dia 18-03-2007, realizou-se um apontamento taurino, em que o GFA de Azambuja realizou as pegas das novilhas lidadas pelo cavaleiro amador Paulo d’Azambuja.
Executámos 4 pegas sem qualquer dificuldade onde tivemos oportunidade de assistir a forcados menos experientes a revelarem o seu valor, e outros a confirmarem-no.
Foi um treino muito agradável e positivo!
Fernando Coração

Treino em Azambuja 11/03/2007

Era o 6º treino antes do início da temporada e os forcados começaram a exigir gado com mais poder físico e maior porte em apresentação. Assim, vieram para a praça de Azambuja 4 novilhos-toiros da Ganadaria de Engº Jorge de Carvalho com 3 e 4 anos de idade.
No final do treino o resultado foi bastante positivo, o grupo revelou estar bastante coeso, concentrado, dedicado e eficaz num todo. Nestas coisas há sempre algumas arestas para limar e aperfeiçoamentos a efectuar para o futuro, mas, no geral o grupo manifestou um crescente resultado de melhor saber nesta arte de pegar toiros.
Fernando Coração

02 maio 2007

História do Grupo

Decorria o ano de 1967 quando, em 29 de Outubro, na castiça Vila de Azambuja, surgiu um grupo de forcados, a que se deu o nome de Grupo de Forcados Amadores de Azambuja.Os fundadores deste grupo foram então, Pedro Andrade, Afonso Guerra, José António Félix, João Alvez, Fernando Líbano, Isaac Lopes, Carlos Azevedo e Fernando Barreto, este último que foi o Cabo do Grupo. De referir também o incondicional apoio do aficionado César Fernandes que muito contribuiu para este grupo durante anos e anos.
Os primeiros fardamentos do grupo foram, em 1967, alugados, tendo sido essa despesa paga pela Associação de Bombeiros Voluntários de Azambuja, e, foi só em 1968 que este grupo de forcados adquiriu os seus primeiros fardamentos, tendo feito nesse mesmo ano 12 novilhadas.Em 1971 passa José António Félix a cabo do grupo, em virtude de Fernando Barreto ter sido destacado para a guerra do Ultramar.Em 1976, com uma votação efecuada dentro do grupo, foi eleito a cabo Francisco Vassalo, elemento que fazia parte deste grupo de forcados desde 1970.É a partir desta altura que o grupo é levado às primeiras praças do país, bem como a muitas corridas em Espanha e algumas também em França.Como registo de nota, em 27 de Agosto de 1977, em Salvaterra de Magos, num mano a mano entre o saudoso José Mestre Batista e José João Zoio, o grupo de Azambuja juntamente com o de Coruche, pegam, cada um, um toiro em pontas, da ganadaria de Pinto Barreiros, facto este que mereceu a prisão preventiva dos cabos.Nesta época, Azambuja ainda não possuía praça de toiros, mas o grupo de Azambuja já era convidado a participar noutras praças ao lado de outros grupos de forcados.Em 1986, no final da temporada, Carlos Leonardo, forcado feito em Azambuja, passa a cabo do grupo, posto que ocupa até 1996, altura em que passa a cabo Pedro Nuncío, mantendo-se até ao ano de 2000.Em 2001 surge Luís Silva como cabo do grupo, que se mantém até ao final do ano de 2002.No ano de 2003 o grupo é orientado pelo forcado José Quitério, até que em 2004 Joaquim Carvalho passa a cabo, lugar este que ocupa até 2006.Em 2006, por votação, é chamado a tomar conta do grupo, como, cabo, Fernando Coração, que está neste momento a tentar levar o grupo a ocupar o lugar de destaque que já teve noutros tempos e que muito potencial apresenta neste momento para isso.É de referir que neste ano de 2007, se assinalam os 40 anos do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, que, ao longo de quatro décadas se manteve sempre no activo.